COCAL DE TELHA REALIZA 5ª FESTA CIGANA

Foi um momento de valorização da cultura cigana, de reconhecimento aos membros dessa comunidade e de união entre diferentes segmentos da sociedade

Data de Publicação: 29/07/2023

Na última Sexta-Feira, 30 de junho, Cocal de Telha se encheu de cores, música e tradição para celebrar a 5ª Festa Cigana. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Associação dos Povos Ciganos e Descendentes de Cocal de Telha, contou com a organização da Secretaria Municipal de Cultura.

A festa aconteceu no Espaço Vila e reuniu autoridades locais e a comunidade cigana para uma noite de celebração e reconhecimento. Dentre as autoridades presentes estavam a prefeita Karyne do Rodrigão, o secretário municipal de Administração Rodrigo Ibiapina, o vice-prefeito Andrade, os vereadores Gerson Cigano, Mirian do Andrade e Valdinar Martins, o secretário municipal de Cultura Marcelo Barros e a coordenadora de eventos Professora Joema Bona.

Durante a festa, foram prestadas homenagens a membros importantes da comunidade cigana de Cocal de Telha. O título de Cigano Mais Velho “Memória Viva” foi concedido a Josué Ribeiro, de 81 anos, e o título de Cigana Mais Velha “Memória Viva” foi concedido a Zuleide da Costa, de 85 anos. Além disso, Gerson Costa foi eleito Cigano do Ano, enquanto a cigana Suely Cavalcante recebeu o título de Cigana do Ano. A prefeita Karyne do Rodrigão foi reconhecida como a “Prefeita Amiga do Povo Cigano”.

Após as emocionantes homenagens, os presentes puderam desfrutar de um jantar delicioso. A noite foi animada pela apresentação inédita e ao vivo da banda Forró Chagado, que contagiou a todos com seu ritmo contagiante.

A 5ª Festa Cigana de Cocal de Telha foi um momento de valorização da cultura cigana, de reconhecimento aos membros dessa comunidade e de união entre diferentes segmentos da sociedade. A Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação dos Povos Ciganos e Descendentes de Cocal de Telha, reafirmaram seu compromisso em preservar e fortalecer as tradições culturais do município.

Essa celebração foi mais um exemplo do empenho da gestão municipal em promover eventos inclusivos e valorizar a diversidade cultural presente em Cocal de Telha. Que a 5ª Festa Cigana seja apenas o começo de um ciclo de festividades e ações que enalteçam as raízes históricas e culturais da nossa amada cidade.