Terça-Feira, 17 de setembro de 2019 Nossa história

Desfile Cívico marca os 197 anos da Independência do Brasil em Cocal de Telha

A prefeitura Municipal de Cocal de Telha, através da Secretaria Municipal de Educação, realizaram no dia 06 de Setembro, o Desfile Cívico pelos 197 anos da Independência do Brasil. A solenidade aconteceu na Praça São José Operário e contou com a participação de todas as Escolas Municipais, da Unidade Escolar Job de Macedo Brito(Ensino Médio), da Banda de Música José Francisco do Carmo da Cidade de Jatobá do Piauí, de Grupos oriundos de Igrejas e de Funcionários Públicos.

Várias autoridades municipais estiverem presentes, como o Vice-Prefeito Kilson Oliveira, que na oportunidade representou a Prefeita Ana Célia da Costa Silva que se encontra em Licença Maternidade. Representando a Câmara Municipal de Vereadores, estavam o Presidente Edilson Macedo, a Vereadora Karyne Aragão, Vereador Leandro, Vereador Valdinar Martins, Vereador Chico Porteira, Vereador Elimar. A Secretária Municipal de Educação Professora Helena Carvalho, estava acompanhada dos Secretários: de Saúde Deane Rodrigues, Infraestrutura Filho da Cleuta,  Assistência Social Rodrigo Ibiapina, Cultura Marcelo Araújo, Agricultura Viviane Martins, Meio Ambiênte Antonia Mendes e da Agente de Desenvolvimento Simone Anísio.

As Escolas apresentáram com civismo e criatividade, aspectos da Cultura, Literatura, Esportes, assim como programas e projetos desenvolvidos por elas para melhorar os índices de aprendizado, dando ênfase aos bons resultados na OBMEP, Prova Brasil, Acelera, bem como as práticas saudáveis da Educação Física na Educação. A Preservação do Meio Ambiênte foi também lembrado pelos alunos, assim como a reciclagem do lixo e as Festas Tradicionais do Município, como as Festas Juninas e a Feira do Bode Rei, que em 2019 será realizada dia 12 de Outubro. Outro tema lembrado foi o da Violência contra as Mulheres e o Combate às Drogas.

Grupos da Igreja Católica e de Igrejas Evangélicas também participaram do Desfile Cívico, assim como os funcionários que atuam nos Programas Federais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para a Secretária de Educação Helena Carvalho, o Desfile da Independência é um momento esperado pela população cocatelhense, pois mostra a diversidade alegria e criatividade das Escolas, que desenvolvem os mais variados temas.