Sexta-Feira, 18 de setembro de 2020 Nossa história

Cocal de Telha mostra sua Cultura e Artesanato para o Piauí

Data de Publicação: 28/05/2020

O Município de Cocal de Telha, mesmo em periodo marcado pela Pandemia de Coronavirus, tem sido destaque positivo  na programação de Canais de TV quando o assunto é Arte e Cultura, tanto que recebeu por duas vezes a Equipe do Programa Piauí de Riquesas da Rede Clube de Televisão.

Os Destaques foram a Feira do Bode Rei, que em 2020 seria a Oitava Edição do Evento, que se tornou único na área da Criação de Caprinos e Ovinos na Região dos Carnaubais, e por ultimo o foco foi o Artesanato em Madeira, onde foram feitas entrevistas com Artesãos Cocatelhenses que se destacam produzindo peças que encantam visitantes que passam por Cocal de Telha.

O Secretário Municipal de Cultura Marcelo Araújo, recepcionou a Equipe de Produção e os levou até a Localidade Calengue, região que se concentra a maioria dos criadores de Caprinos e onde é Realizada a Feira do Bode Rei. A matéria contou ainda com entrevistas com o Criador Proprietário do Bode Rei que foi eleito em 2019 e com a Rainha do Bode 2019.

Já na segunda matéria, foram entrevistados os Artesãos: Francisco das Chagas, que transforma troncos e galhos de árvores secas em Esculturas que lembram animais e seres mitológicos, e o Senhor Evaldo Gomes que trabalha com madeira talhada e produção de móveis rusticos aproveitados também de arvores mortas encontradas na região.

" Com o avanço da Pandemia de Coronavirus tivemos que adaptar nossas ações, uma vez que a grande maioria tinha a ver com Manifestações Culturais e Festas Tradicionais, como os Festejos do Padroeiro São José Operário, a Festa do Trabalhador e a preparação para as Festas Juninas, portanto, a melhor forma de não parar e dar um pouco de alegria e orgulho aos nossos Cocatelhenses é mostrar o que Cocal de Telha tem de melhor" relatou o Secretário Marcelo Araújo.

Como forma de continuar com essa visão, a Secretaria Municipal de Cultura irá durante o Mês de Junho realizar LIVES em Redes Sociais com Artistas Locais da Musica e Dança, além de Bate Papos com Personalidades Cocatelhenses, como forma de manter a tradição das Festas Juninas.