Domingo, 20 de setembro de 2020 Nossa história      

Notícias

Centro de Enfrentamento à Covid de Cocal de Telha completa um mês de funcionamento

Data de Publicação: 18/08/2020

Cocal de Telha está sendo um dos municípios pioneiros na prevenção e combate ao novo Coronavírus. O secretário Municipal de Saúde, Wender Anísio, juntamente com a prefeita Ana Célia, tem buscado todos os mecanismos possíveis para manter a cidade protegida.

Uma das maiores conquistas da gestão, fruto do trabalho, determinação, compromisso e organização do secretário, da prefeita e de toda equipe de gestão, foi a implantação do Centro de Referência de Atendimento à Covid-19. Além de um local específico para o tratamento de síndromes respiratórias, a UBAS do município acabou por “desafogar-se” de antedimentos nesse sentido, permanecendo com os atendimentos ambulatoriais.

A Equipe, é composta por 2 Médicos (Dr Vinicius Bacelar e Dr João Paulo Portela) , Enfermeira (Natalina Silva) e 2 Tec. em Enfermagem (Cássia Amorim e Marciene Araújo). O Centro de Atendimento identifica e trata os casos com sintomas leves de Corona vírus; Através da Seguintes Ações: Acolhimento; Avaliação de Sinais Vitais; Consulta Médica e de Enfermagem; Entrega de medicação aos suspeitos e positivados; Realização e agendamento de testagem para COVID 19, a critério clinico e no prazo oportuno; Retestagem de todos os casos positivados até a alta; Busca ativa de Contatos de Suspeitos e de casos positivos em parceria com os Enfermeiros e Agentes de Saúde do Município.

Nesse período, fora, identificados 23 casos de 13/julho a 13/ agosto. Assim , centro trabalha em vigilância do Cumprimento de isolamento dos Suspeitos e de casos positivos em parceria com a Vigilância Sanitária do Município; Acompanhamento dos pacientes Suspeitos e de casos positivos via Telefone.

O centro conta ainda com uma ambulância exclusiva para essa demanda a qual leva pacientes ao Centro e transporta a equipe para atendimento domiciliar.
O centro realizou nesse um mês de funcionamento 300 Consultas Médicas e de Enfermagem, 205 Testes TR COVID 19 e 22 Retestagens TR COVID 19.

“Uma grande conquista da gestão da nossa prefeita Ana Célia, que sem dúvidas, ficará para as gestões futuras. Nosso compromisso na secretaria de saúde, é primar pela saúde, prevenção e tratamentos de todos aqueles que precisarem desse serviço em Cocal de Telha”, comentou o secretário Wender Anísio.