Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 Nossa história

HISTÓRIA DE COCAL DE TELHA

Cocal de Telha é uma pequena cidade do estado do Piauí, que foi emancipada pelo saudoso prefeito Raimundo Nonato da Silva, mais conhecido como Raimundo Anísio, em 14 de dezembro de 1994.

Segundo Relatos, a cidade recebeu esse nome por conta que na época da construção da Estrada de ferro Central do Piauí, casas que até então eram cobertas apenas de palhas de palmeiras, e carnaubeiras foram cobertas com telhas. Por ser uma região de imensos cocais, ficou conhecida como Cocal de Telha.

Sua população é de aproximadamente 4525 habitantes de acordo com o censo do IBGE de 2010.

O hino da cidade de Cocal de Telha foi escrito pela professora Rosa Maria de Oliveira.

Cocal de Telha tem algumas atrações culturais, nas quais pessoas de toda a região dos carnaubais vem prestigiar e participar, como por exemplo, o Festival Junino, Dia do Evangélico, Feira do Bode Rei e Festival de Danças.

A cidade conta hoje com quatro escolas públicas, sendo três municipais de Ensino Fundamental (Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva, Escola Municipal Costa e Silva, Creche e Pré-Escola Vovó dos Anjos) e uma estadual de Ensino Médio (Unidade Escolar Job de Macedo Brito). Possui ainda escolas nas localidades Gama II (Escola Municipal Francisco Gerônimo Primo), Cocalinho (Escola Municipal Isabel Inocência), Lagoa Alegre (Escola Municipal São Manoel) e Calengue (Escola Municipal Santa Luz).

Conta também com uma Unidade Básica de Atendimento à Saúde na sede do município e outros Postos de Saúde nas localidades Calengue, Lagoa  Alegre e Cocalinho. Conta com uma unidade do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e do CAPS (Centro de Atendimento Psico Social).

O padroeiro da cidade é São José Operário que tem sua imagem na Praça São José Operário em Frente a Igreja Matriz nas margens da BR 343.